Imprimir
Nova geração do protocolo HTTP está pronta


O trabalho de desenvolvimento do HTTP/2, de responsabilidade do HTTP Working Group da Internet Engineering Task Force, está concluído, de acordo com o presidente do grupo, Mark Nottingham, que fez o anúncio no seu blogue. O HTTP/2 passa agora pelo processo de edição final antes de ser publicado e tornar-se uma norma oficial para a Web.

O anúncio surge praticamente uma semana após a Google ter anunciado que desistiria do SPDY em favor do HTTP/2 no Chrome. O SPDY não desaparecerá totalmente do Chrome até ao início de 2016, mas o suporte ao HTTP/2 deve iniciar-se nas próximas semanas.

Desde que o HTTP é parte da própria fundação da Web, todas as mudanças com o protocolo são notícia. O HTTP/2 promete tornar os tempos de resposta mais rápidos para os browsers e reduzir a carga nos servidores. Mas vai demorar algum tempo até que a nova norma seja implantada em toda a Web.

A maior mudança, entre outras antecipadas por Notthingham em 2014, é um novo recurso denominado de “mutliplexing” que, juntamente com a compressão do cabeçalho (“header”), permite que várias solicitações ao servidor possam ser enviadas ao mesmo tempo. O HTTP/2 também usa menos conexões entre o servidor e o browser, e permite aos servidores enviar conteúdo diretamente para um browser.

Fonte aqui

  voltar