Imprimir
Próximos portáteis da Apple podem vir sem teclado físico

A tecnológica de Cupertino está a trabalhar em novas formas de interação entre os utilizadores e as máquinas. A Apple quer aplicar o novo sistema Force Touch em toda a área do teclado, eliminando assim a necessidade de teclas físicas.

Foi um dos destaques da apresentação do novo MacBook: o trackpad tradicional como é conhecido, com "cliques" e botão direito e esquerdo, já não existe. Em alternativa existe uma placa fixa que responde a diferentes níveis de pressão e que funciona sobretudo através de software.

Além de usar a tecnologia no seu novo portátil ultrafino, a Apple também aplicou o Force Touch na versão renovada do MacBook Pro de 13 polegadas. Mas os planos da empresa relativamente ao sistema háptico podem ir um pouco mais longe.

De acordo com uma patente requerida pela marca da maçã, a ideia pode passar por substituir no futuro e na íntegra o teclado dos portáteis com a ajuda desta tecnologia, destaca a publicação Patently Apple.

Assim um MacBook Air, por exemplo, em vez de teclas físicas teria uma única placa com teclas virtuais. Esta placa faria uso do Force Touch para dar uma resposta física ao toque dos utilizadores, simulando assim a usabilidade de uma tecla mais tradicional.

Os pormenores da patente revelam que além de um sistema de feedback tátil, a Apple está também a criar um sistema de bloqueio para o mesmo - pois assim as ondas de energia criadas não interferem com as teclas vizinhas.

A Wired dedicou um artigo à nova tecnologia da Apple e classifica-a como uma verdadeira ilusão, por convencer o utilizador que está a carregar em algo quando na realidade está apenas a fazer pressão no próprio dedo. A revista escreve mesmo que este será possivelmente a tecnologia que vai alterar a forma como é feita a interação entre utilizadores, interface de utilizador e dispositivo.

A acontecer, a tecnologia da Apple poderá ser aplicada nas próximas versões dos seus portáteis, mas possivelmente não num curto prazo, isto porque ainda agora a tecnológica norte-americana apresentou um novo sistema de teclado que tem por base um mecanismo em formato borboleta.

Fonte aqui

  voltar