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Prefeitura enviará alertas pelo Twitter

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira, 14, uma parceria com o Twitter para se comunicar com o cidadão.
Inicialmente o sistema será utilizado para alertar ocasiões emergenciais. A ação é coordenada pelo Porto Alegre Digital, núcleo oficial de comunicação online e pelo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

A ação consite na utilização dos Alertas do Twitter, funcionalidade capaz de sinalizar informações críticas para seguidores da conta do Ceic no microblog, marcando as postagenspor um sino laranja para ter maior visibilidade.

Para utilizar a ferramenta é preciso realizar uma pré-incrição na página especial de alertas do Ceic.Também é preciso configurar a conta de usuário para permitir as notificações no celular, acessanto a página twitter.com/[nome de usuário]/alertas.

Até a publicação dessa reportagem, o serviço estava indisponível. A prefeitura reiterou que até às 15h de hoje estará disponível para todos.

A partir daí, os seguidores da conta do Ceic poderão receber uma notificação diretamente no seu telefone via SMS. Os usuários do Twitter para iPhone ou do Twitter para Android também receberão uma notificação push direto no seu celular.

De acordo com o prefeito José Fortunati, a Prefeitura já tem no Twitter um parceiro fundamental nas ações em rede e agora vai ampliar essa relação.

“Pretendemos aproveitar a velocidade e as características da ferramenta em benefício do cidadão compartilhando informações relevantes nos momentos de maior necessidade. Acreditamos no potencial da solução e estamos muito empolgados com o trabalho que faremos daqui para a frente”, explicou.

O coordenador do Porto Alegre Digital, Thiago Ribeiro, explica que o serviço sera utilizado como mais uma das ferramentas para melhorar a comunicação com o cidadão e qualificar a decisão das pessoas no dia a dia.

"A ferramenta será utilizada para excessões. No exterior eles utilizam muito em casos de alertas climáticos. Aqui pretendemos veicular alguma situação que realmente afete a vida das pessoas, a exemplo o desabamento de uma passarela no Rio", explica Ribeiro.

A prefeitura do Rio de Janeiro foi a primeira a agregar o serviço de push do Twitter. Uma das suas utilizações se deu quando uma carreta atingiu uma das passarelas localizadas na Linha Amarela da cidade carioca. Na ocasião,a prefeitura emitiu o alerta, comunicando aos cidadãos que evitassem passar pela região.

O coordenador do projeto adianta ainda que a Copa do Mundo é um dos principais focos da utilização da ferramenta, porém, "tudo vai depender da ocasião, aplitude e da necessidade das ocorrência" acrescenta.

Além disso, já estão sendo estudadas parcerias com a EPTC e outros órgãos da cidade ligados a mobilidade.

A parceria com o Twitter não é a primeira que o núcleo oficial de comunicação online de Porto Alegre realiza com empresas de Mountain View. Anteriormente, iniciativas para auxiliar o trânsito, como a parceria da EPTC com o Google Transit já estão formalizadas e em funcionamento na cidade.

Além do Google, a plataforma Moovit é outra parceria que a prefeitura de Porto Alegre tem estabelecida. Através do app, é possível saber horários e rotas de ônibus, trens e metros.

Os Alertas do Twitter foram lançados com várias organizações dos EUA, Inglaterra, Irlanda, Japão, Coréia e Austrália. Desde o lançamento, em Setembro de 2013, o serviço vem sendo utilizado por organizações internacionais para divulgar informações durante emergências que envolvem a segurança pública, acessibilidade e mau tempo.

O Centro Integrado de Comando (Ceic) consolidou-se em Porto Alegre com o conceito de Smart City, a cidade inteligente. O centro conta com 840 câmeras espalhadas por toda a cidade, monitorando as ruas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Resultado de um investimento de R$ 5,6 milhões em tecnologia, o Ceic integra 16 órgãos municipais. A estrutura possui também uma Sala de Situação, dotado de tela de 70 polegadas, integrada ao vídeo wall, que reúne os gestores em casos de crise para pronta resposta no atendimento às demandas da população.

O Porto Alegre digital foi criado em novembro do ano passado. Vinculado ao Gabinete de Comunicação Social, o núcleo visa promover e facilitar diálogos entre cidadãos, representantes oficiais, coletivos e organizações locais através do espaço online.

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