Imprimir
Para atender crescimento da internet, Anatel finalmente implementa o IPV6

A Anatel informou hoje que as empresas de internet vão disponibilizar endereços no protocolo IPv6 aos seu novos usuários a partir de 1º de julho de 2015. Entre os usuários coorporativos, o novo protocolo já está disponível por parte de todas as prestadoras em seus principais pontos de troca de tráfego.

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da internet, sendo responsável por endereçar e encaminhar as informações que trafegam pela rede, identificando cada dispositivo conectado a ela. A versão 6 desse protocolo (IPv6) foi criada para resolver a disponibilidade de endereços possíveis de serem alocados pela atual versão 4 (IPv4), cuja capacidade está esgotada. O IPv6 atende ao crescimento de equipamentos conectados à rede mundial de computadores.

Com o esgotamento do IPv4, torna-se necessária a implementação da nova versão do protocolo (IPv6) não só nas redes das prestadoras de telecomunicações, mas também pelos provedores de conteúdos, de serviços e de aplicações, como servidores de hospedagem, portais de conteúdo, websites, provedores de e-mail, comércio eletrônico, serviços bancários e de governo.

Durante a fase de transição, nas localidades onde não houver oferta de IPv6, a prestadora deverá alocar ao usuário, de forma dinâmica ou fixa, um endereço IPv4 público não compartilhado.

A adoção de IPv6 deve ocorrer "de forma transparente ao usuário" e os dois protocolos ainda coexistirão por um bom tempo. Além da disponibilização do IPv6 pelas prestadoras, o usuário deve possuir equipamento (roteador, modem, celulares, tablets, entre outros) compatíveis com o novo protocolo.

Fonte aqui

  voltar